Automação Residencial: guia definitivo!

O que é automação?

Automação é um conceito tecnológico que implica em simplificar e otimizar os recursos de um determinado ambiente, seja ele residencial ou corporativo.

Com a aplicação deste conceito por meio de projetos, pensados de acordo com cada tipo de público, é possível programar, de forma inteligente, determinadas ações de manutenção, segurança e entretenimento, dentro de uma casa ou empresa.

Qual é a relação da ‘Internet das coisas’ com a automação?

Quem não se lembra de filmes como “De volta para o futuro”, ou ainda desenhos animados como Os Jetsons? Estas produções ilustram bem o termo ‘ Internet das Coisas’ e sua relação próxima com a automação.

Originário do Inglês IoT, Internet of Things, é um conceito que surgiu na década de 90, com a premissa de facilitar a vida das pessoas conectadas à rede mundial de computadores.

Hoje, por exemplo, com a evolução da tecnologia e as facilidades da internet móvel, com o uso de smartphones, é possível controlar a infraestrutura de uma empresa e casa, somente pelos comandos do celular.

Desta forma, simplifica-se cada vez mais processos domésticos e corporativos, com a plena integração dos sistemas de automação e internet, acarretando em muitos benefícios para o usuário.

O que é uma casa inteligente?

Um espaço que permite controle com acionamento via voz, celular, tablet e dispositivos móveis, ações como a climatização do ambiente, o sistema de áudio e vídeo, a segurança da residência ou empresa, e até mesmo da TV, temperatura da água da sua ducha e até mesmo, aquecer seus pés nas noites geladas de inverno.

Todo este conforto e praticidade, que mais parece saído de um filme, é o cenário exato daquilo o que costumamos chamar de casa inteligente.

Concebidos de acordo com as expectativas e necessidades das pessoas que usufruem do espaço, os projetos de automação para transformar uma residência ou imóvel comum em uma casa inteligente tem se tornado uma tendência, haja vista o elevado número de residências com acesso à internet e a aquisição de bens de consumo por parte das pessoas.

Como é o mercado de automação hoje?

Em franca expansão. Este é o contexto encontrado atualmente, quando falamos sobre o mercado de automação, hoje.

Com o forte apelo tecnológico que vivemos, bem como a praticidade que a automação possibilita com a execução de projetos residenciais e corporativos, mesmo com a alta do dólar em 2016, os resultados do setor se mostraram promissores e, mesmo com os impactos da crise, os efeitos foram os mais amenos possíveis.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), dentre cerca de 150 empresas especializadas em automação, 50% se mantiveram com o fluxo de negócios estável, enquanto 25% ampliaram a demanda.

Só em 2016, estimasse, segundo a empresa de consultoria IDC, que a Internet das Coisas movimentou no Brasil, cerca de US$ 4,1 bilhões.

Com um perfil mais democrático, em comparação aos primórdios da automação, quando ela era vista como algo mais voltado à estética de mansões, hoje temos maior facilidade ao acesso de projetos, focados em variados tipos de demandas.

Novos empreendimentos, com apartamentos compactos, por exemplo, em muitos casos, já incluem a automação do espaço, por exemplo, haja vista que a tecnologia é parte da rotina moderna.

Empresas também ocupam boa parte do público que busca implementar o conceito de “casa inteligente” em seus prédios, tornando os estabelecimentos cada vez mais hi-tech.

Desta forma, se contribui até mesmo para tornar o local de trabalho mais amigável e estimular a produtividade.

Automação residencial

Para a execução de um projeto de automação residencial, é possível elencarmos diferentes nichos e setores, de acordo com as categorias, como por exemplo:

  • Áudio

Do som ambiente para todos os cômodos de um imóvel, ou um espaço específico, com alta fidelidade e totalmente automatizado, com um sistema de áudio inteligente é possível ter uma experiência única e diferenciada com o som.

Leia mais:  Sala de cinema residencial: como fazer?

Isto significa, desde a realização de uma festa/balada em casa, até apenas ouvir sua trilha sonora preferida em momentos de lazer e relaxamento. Ou ainda, elevar a emoção ao assistir um filme, concomitantemente com a automação do sistema de vídeo, por exemplo.

  • Vídeo

Em uma casa inteligente com a adoção de dispositivos móveis para a execução do sistema de vídeo, um ambiente como uma sala de estar, por exemplo, pode ser transformada em um cinema particular, junto com a otimização do sistema de áudio.

Desta forma, assistir as séries, noticiários, filmes, jogos de futebol, com o máximo em qualidade, sem aquele amontoado de fios (como era comum antigamente), é possível, graças as soluções em automação residencial para vídeo.

  • Iluminação

Quanto a iluminação, trata-se de mais um ponto que revela inúmeros benefícios. A começar pela redução de custos, pois, em um primeiro momento, poupa-se a energia elétrica.

Ao controlar as luzes de forma dinâmica, é possível utilizar a intensidade de luz, de acordo com a necessidade do ambiente naquele momento, o que se revela em menos gastos e custos, consecutivamente.

Outra vantagem é a possibilidade de acionamentos da luz por meio de sensores, ou ainda, programar que as luzes se apaguem ou acendam em determinado horário. O que é fundamental em situações quando não há ninguém na casa e ficamos temerosos quanto a questões de roubos e invasões, por exemplo.

Sem contar que com a iluminação automatizada, cria-se cenários personalizados com luzes, conforme a preferência dos moradores.

  • Climatização

A temperatura ideal e perfeita para o seu lar é possível, com a climatização automatizada. Por meio deste sistema, há a possibilidade de integrar aparelhos evaporadores e condicionadores de ar, controlando a temperatura por meio do seu telefone celular, por exemplo.

Além da temperatura ideal, a possiblidade de programar os aparelhos gera maior economia de energia elétrica, novamente diminuindo custos.

  • Rede

Velocidade de acesso à rede sem fio e usufruir ao máximo da tecnologia que torna possível interagir e acessar infinitos conteúdos em seus equipamentos móveis ou fixos, de computadores até TV e tablet, é mais uma alternativa que a automação pode trazer para sua casa.

  • Segurança

Com a automação residencial, a segurança das casas e imóveis com certeza ganhou em fortalecimento e proteção.

Em uma casa inteligente, o sistema de segurança integrado criado por meio de um projeto bem elaborado, o monitoramento do local, controle de acesso, dentre outros fatores que permitem maior segurança, em tempo real.

Um circuito fechado de TV, por exemplo, contribui como fator inibidor de incêndios, roubos, vandalismo, dentre outros aspectos.

  • Cortinas

Indo além da comodidade, cortinas motorizadas também ajudam a dar a impressão de que há pessoas na casa, mesmo quando não há ninguém, constrangendo assim ações maléficas de ladrões.

Alinhadas concomitantemente em projetos de automação do sistema de climatização, as cortinas podem, se assim você desejar, fecharem automaticamente, assim que o ar-condicionado for acionado. Desta forma, corta-se a entrada do calor vindo da parte externa da casa, por exemplo.

  • Piscina e Spa

Construa a área de lazer de seus sonhos e otimize-a, promovendo o máximo de conforto e lazer com piscina e Spa, com um projeto de automação exclusivo.

É possível mudar a cor da água da piscina, com o acionamento de luzes especiais, cascatas, espelhos d’água, massageadores, bordas infinitas, duchas, e muito mais.

  • Acionamentos

Pautado na personalização, qualquer projeto de automação residencial deve levar em conta as necessidades do público local e suas expectativas.

Os acionamentos entram como parte integrante deste processo, e implicam em uma vasta gama de possibilidades, de acordo com a solução pretendida pelos clientes.

Há no mercado, acionamentos como sensores e marcadores de irrigação, sensores de abertura de portas e janelas, abertura de portões de canil, cortinas, dentre vários outros sistemas.

Como funciona um projeto de automação?

Um projeto de automação funciona da seguinte forma: inicialmente é feito o estudo de um layout, via de regra, já iniciado pelo cliente, com um arquiteto.

Leia mais:  4 motivos para você automatizar a iluminação de sua casa

Com a planta em mãos, os profissionais da empresa de automação analisam o espaço e começam a definir a identidade destes espaços (cozinha, sala, etc.).

É exatamente por meio deste estudo que a empresa de automação traça o perfil do cliente, e estabelece quais as necessidades que estes clientes almejam atender com a implementação do projeto de automação, para uma casa inteligente ou empresa, por exemplo.

A melhor tecnologia, quando falamos sobre processos de automação, é exatamente aquela que se utiliza, que faz sentido e que atende as dores do cliente, e não aquela que está disponível no mercado, somente. De nada adianta a maior inovação tecnológica do momento, se ela não faz sentido para o usuário.

É partindo deste princípio que funciona um projeto de automação bem-sucedido.

  • Perfil de utilização do cliente

O projeto deve, portanto, ter bem claro o perfil de utilização do cliente. Se ele, por exemplo, é aficionado por cinema, TV, o projeto de automação deve levar isso em conta, disponibilizando a ele a tecnologia mais adequada e vantajosa neste contexto.

  • Execução do projeto

Feito o planejamento do projeto e criado o perfil do cliente, temos então a execução do projeto, sempre por etapas, pouco a pouco.

Para tanto, inclui-se:

– Parte de infraestrutura;

-Cabeamento (estrutura das tecnologias, de acordo com o perfil do cliente).

Para termos uma breve ideia de como funciona na prática, um sistema de automação, é possível inicia-lo apenas com um planejamento de rede, planejamento de projetores e sonorização, e até mesmo de segurança, sem a necessidade de se comprar qualquer tipo de equipamento.

Isto porque, antes, pode ser preciso estruturar o imóvel, com o chamado projeto estruturado. Em alguns casos, faz-se a parte de alvenaria (obra) no imóvel, e posteriormente, é pensada a compra dos equipamentos que irão suprir a questão tecnológica envolvida na automação.

A grande vantagem de adotar um projeto estruturado é o fato de não ser preciso quebrar o imóvel, posteriormente, quando o cliente procurar sofisticar o ambiente com mais tecnologia, por exemplo,

Em suma, o projeto de automação não precisa, necessariamente, atender em um primeiro momento, todas as áreas de uma casa e todas as categorias (áudio, vídeo, segurança, climatização, etc.).

Define-se as prioridades, de acordo com o perfil traçado do cliente, adapta-se o imóvel com a estrutura necessária para as futuras melhorias e executa-se o projeto aos poucos, passo a passo, de acordo com as prioridades e desejo do cliente.

Desta forma, podemos observar que a automação está acessível a todos que possuem o interesse de tornar seu lar ou escritório, mais inteligente, prático e sofisticado, com as facilidades que a tecnologia nos proporciona.

De grandes projetos, amplos e completos, a projetos mais enxutos e pontuais, as possibilidades são praticamente infinitas, e as soluções capazes de atender todos os tipos de perfis existentes.

Vale a pena investir?

A pergunta que não quer calar: vale a pena investir em automação e tornar os ambientes mais inteligentes?

A resposta é: claro! Afinal, conforto, lazer, diversão e todas facilidades promovidas por um projeto neste sentido, é o retorno de um ótimo investimento. Fora isso, a minimização de gastos e custos, promovida pelo sistema de automação, torna tal iniciativa ainda mais rentável, seja no âmbito residencial, seja no âmbito corporativo.

Para ter a certeza de que está fazendo a melhor escolha, procure conhecer de perto, como nós da Master Sound trabalhamos. Estamos prontos para realizar projetos sob medida para você, facilitando sua vida e sua rotina, com a mais alta qualidade, tecnologia e funcionalidade.

Fale conosco e comprove!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Master Cases de Automação Residencial e Corporativa

Soluções personalizadas para o ambiente dos seus sonhos!

Tire suas dúvidas
com um especialista em automação

Estamos disponíveis no WhatsApp:
(31) 98766-7273