Internet das Coisas: Tudo que você precisa saber

 

Você já ouviu falar no termo “Internet das Coisas”?

Já pensou em como seria útil controlar algumas funcionalidades de sua casa pelo celular? Fique de olho nesse artigo e saiba como tais coisas estão relacionadas.

Lembra do filme “De volta para o futuro”?

Infelizmente, ainda não conseguimos alcançar um patamar tecnológico a ponto de observarmos carros voadores nas ruas, mas um grande passo já foi dado no contexto da automação residencial e o seu nome é Internet das Coisas!

O termo, do Inglês IoT, Internet of Things, surgiu oficialmente nos anos 90, na mesma época do filme “De volta para o futuro”, e veio com a promessa de facilitar o dia a dia dos usuários conectados à internet. Não serão apenas pessoas e processos conectados, mas também objetos!

Para facilitar o entendimento, vamos supor que você saiu para trabalhar, mas esqueceu de apagar alguma luz ou de desligar a máquina de lavar roupa.

E se houvesse uma forma de fazer isso sem voltar em casa?

É disso que se trata a Internet das Coisas:

criar sistemas e ferramentas que “emprestem” mais inteligência aos objetos para que eles possam “conversar” entre si e tornar nossa vida mais fácil.

Neste post, você entenderá a relação entre a automação residencial e iot, como a Internet das Coisas funciona e descobrirá como colocar em prática um projeto de automação residencial:

Aplicação da Internet das Coisas

A Internet das coisas pode ser aplicada em diversos setores, como:

  • Cidades Inteligentes, com dispositivos gerenciando o tráfego nas cidades, monitorando a vibração em edifícios, detectando e resolvendo poluição entre outros.
  • Casa inteligente, como detectar os itens alimentares que faltam na geladeira, fogões automáticos e entre outros.
  • Automação industrial, com dispositivos gerenciando a mistura de produtos químicos, regulando o calor, detectando produtos mal fabricados.
  • Saúde, onde as ambulâncias podem ser alertadas automaticamente em caso de emergências.

Abaixo mostraremos a relação entre as casas inteligentes e iot.

Automação Residencial e iot

Já pensou em transformar sua residência na “casa dos Jetsons”?

Pois saiba que não é tão impossível quanto parece:

a Automação Residencial possibilita a concretização destes elementos futurísticos que antes imaginávamos ser inalcançáveis.

Diferentemente da Automação Industrial, consiste no uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas habituais que em uma casa convencional ficariam a cargo de seus moradores.

Mas como Internet das Coisas funciona?

A internet das coisas funciona através da tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID), que utiliza ondas de rádio para enviar informações para leitores RFID que podem estar conectados à internet. O princípio físico é o mesmo utilizado nos serviços de telefonia e no rádio do seu carro.

Leia mais:  Saiba como a automação de ambientes pode alterar a rotina da sua casa

Atualmente, são definidos 3 níveis de automação residencial:

Sistemas Autônomos

Sistemas que conseguem operar de forma independente, exercendo todas as funções para os quais foram projetados, sem a necessidade da intervenção de um controlador centralizado.

Sistemas integrados ou Controle Centralizado

Sistemas que conseguem operar, exercendo todas as funções para os quais foram projetados, utilizando uma central inteligente programada por um microprocessador sem a necessidade da intervenção de um controlador centralizado.

Sistemas Complexos

Integração total dos sistemas domésticos;
Planejamento a partir do projeto de construção ou da reforma do imóvel, sendo necessário um cabeamento estruturado eficiente.

Com Internet das Coisas é possível economizar!

Geladeiras, máquinas de lavar, aparelhos de ar-condicionado e fogões conectados a internet oferecem funções inteligentes e personalizações que promovem economia na conta de energia. Veja abaixo 4 exemplos:

Fogões

Com um fogão inteligente, você nunca mais terá o problema de saber se desligou ou não o eletrodoméstico. Os recursos específicos dependem de cada modelo, mas, geralmente, oferecem ciclos de pré-cozimento e preaquecimento, além do controle por um dispositivo móvel.

Geladeiras

As geladeiras smart possuem conexão com a internet, integração com dispositivos móveis e diversas funcionalidades, desde pesquisa de receitas e controle da temperatura, o que ajuda gera economia, até tocar músicas e exibir vídeos da internet.

Máquinas de lavar

Com conexão com a internet, as lavadoras podem ser integradas com dispositivos móveis para programar ciclos de lavagem a distância e otimizar a limpeza com base nas cores das roupas, formas e tecidos.

Ar-condicionado

Os aparelhos de ar-condicionado com conectividade à internet também ajudam na economia de energia. Para tanto, é necessário ter um ar-condicionado que permita selecionar os perfis de uso de acordo com cada pessoa que mora na casa. Além de poder controlar o dispositivo via dispositivo móvel, esses aparelhos inteligentes identificam quando alguém está ou não no ambiente e, assim, consegue ligar e desligar o aparelho com essas informações.

2 mitos sobre a Internet das Coisas

Mito #1 Se você perguntar a alguém ‘O que é IoT?’, muitos responderão que é algum smartwatch ou outro gadget. Muitas pessoas acreditam que a Internet das Coisas são dispositivos tecnológicos pequenos e fáceis de usar, como smartwatches.

Mito #2 Muitos pensam que IoT é só para grandes empresas. Isso não é verdade! A conectividade dos pontos de atendimento (PDVs), por exemplo, já ajudou pequenas e médias empresas a trabalharem de forma mais inteligente, o que os ajudam a ganhar e fidelizar mais clientes.

Leia mais:  Como a arquitetura pode ajudar a automação residencial?

Principais benefícios da automação em residências

Entre os grandes atrativos da automatização, o grande destaque é o conforto.

Afinal, quem nunca sonhou em ter o café quentinho e pronto naquele momento exato da manhã ou logo após o almoço

Com um simples Arduino, é possível enviar um Tweet com a hashtag para a cafeteira que irá preparar a bebida.

Além disso, a automação residencial traz, aos pais, autonomia para desligar a televisão ou o computador quando é preciso ler um livro escolar ou descobrir quando seus filhos chegam em casa por meio de sensores colocados nas portas e controlados remotamente.

Outro fator importante a ser considerado ao automatizar uma casa certamente é a economia.

Ao acessar todos os sistemas remotamente, o usuário liga apenas aquilo que quer e precisa, sem necessariamente usar tudo na potência máxima.

Com isso, é possível comandar o desligamento das luzes durante uma viagem ou programar seu ar-condicionado para já ir gelando naquele dia bem quente de verão.

Projetos de automação residencial são caros?

Com um mercado cada vez mais promissor e imune às crises econômicas, investir em um projeto de automação residencial tem se tornado uma realidade crescente nos imóveis do país.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), apontam que o mercado global de automação tem projeção de crescimento anual de 11,36% entre 2014 e 2020. Estima-se que, no Brasil, 300 mil casas possuem automação.

Hoje, os arquitetos não criam as plantas pensando somente na parte hidráulica e elétrica, no ar-condicionado e na segurança. Eles também levam em consideração a automação residencial.

Você deve estar se perguntando:

“Ah, mas quanto custaria para implementar um sistemas desses na minha casa?”

Com base em um levantamento de custos médio, um projeto para automatizar as luzes da sua casa pode custar cerca de $ 125 dólares, ao passo que um sistema de segurança ou temperatura giram em torno de $ 225 dólares cada.

Como executar um projeto de automação?

Quer investir em um projeto de automação?

Então, converse com os especialistas em automação da Master Sound.

Qual solução em automação você deseja?

 

Dúvidas? Deixe uma mensagem!

Seu comentário é muito importante para que possamos produzir conteúdos cada vez mais relevantes e ricos, então não deixe de comentar com críticas, sugestões ou elogios.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Master Cases de Automação Residencial e Corporativa

Soluções personalizadas para o ambiente dos seus sonhos!

Tire suas dúvidas
com um especialista em automação

Estamos disponíveis no WhatsApp:
(31) 98766-7273