Sala de cinema residencial: como fazer?

O seu sonho de ter uma sala de cinema em casa está mais próximo do que você imagina.

Neste post, descubra como fazer uma sala de cinema residencial:

  • O que é sala de cinema residencial?
  • Como a automação pode transformar sua experiencia ao assistir um filme?
  • Como criar uma sala de cinema em casa?
  • Soluções para uma sala de cinema em casa
    • Imagem
    • Som
    • Acústica
    • Iluminação
  • 5 itens que não podem faltar na sua sala de cinema

O que era um sonho de consumo de muitos, especialmente, de grande parte dos cinéfilos, hoje em dia virou realidade. Sim! Estamos falando de sala de cinema residencial.

Ter uma sala de cinema em casa já virou uma realidade, graças aos sistemas de automação residencial.

Além de permitir assistir seus filmes e séries favoritos, e reunir a família toda no sofá, a sala de cinema residencial vai muito além do conforto, trazendo qualidade de som e imagens iguais as das telonas.

Ficou interessado? Acompanhe a seguir tudo o que você precisa saber sobre sala de cinema residencial.

O que é sala de cinema residencial?

A sala de cinema residencial é literalmente um cinema em casa. E pode ser personalizada de acordo com as necessidades de seus usuários.

Tudo o que há em uma sala de cinema pode compor sua sala de cinema residencial, desde poltronas, até tela e projetores.

Inclusive até mesmo o ambiente onde será instalada a sala de cinema residencial pode ser projetado a fim de ficar ainda mais semelhante com uma sala de cinema comum.

O diferencial da sala de cinema residencial, é que ela pode contar com um sistema de automação, o que fará cada sessão ainda mais divertida e dará aquele toque mágico tão característico do cinema.

Além disso, a sala de cinema residencial não precisa ser usada apenas para assistir filmes e séries, dá para aproveitar todo o aparato para ver seus programas de TV favoritos e até mesmo se divertir jogando videogame.

Vale lembrar que não existem regras para montagem da sala de cinema residencial, os projetos são feitos visando atender de forma personalizada cada cliente.

Portanto, dá para ter tanto uma sala de cinema residencial nos moldes das salas de cinema tradicionais, com muitas poltronas e tudo mais, quanto dá para adaptar uma sala de convivência comum e transforma-la em sala de cinema através da automação.

Por isso, é possível montar uma sala de cinema residencial, tanto em grandes residências, quanto em pequenos apartamentos, e também é possível tanto utilizar a sala apenas com a função de sala de cinema, quanto utilizá-la como uma sala comum e só transformá-la em sala de cinema no momento em que for assistir, utilizando para isso o sistema de automação.

A maior parte do tempo livre das pessoas é vivida dentro de casa. É no ambiente doméstico que se desenvolve grande parte das atividades de lazer, por meio do rádio, da televisão, ou da leitura de jornais e revistas.

O lar seria assim, como um equipamento não específico de lazer, visto que não é um espaço construído com esta função, mas que pode perfeitamente cumpri-la.

Por isso, criar em sua casa uma sala de cinema é um sonho que já, já se tornará realidade para você. Isso porque criar um sistema completo para residências inteligentes ou automação residencial para um cinema em casa, é perfeitamente possível.

Como a automação pode transformar sua experiencia ao assistir um filme?

sistema de audio e video

Desde seu game preferido até um momento único e especial assistindo o filme da vida acompanhado de quem ama, a automação residencial é a solução ideal para transformar sua experiência, com muito mais emoção, interatividade e entretenimento.

Acredite: a automação residencial promoverá uma revolução na sala de TV, indo muito além do Home Theater. Com um projeto bem elaborado e otimizado, você transforma, de fato, a sala de sua casa numa sala de cinema!

Isto é possível, graças a tecnologia aplicada em sistema de:

  • Áudio e Vídeo: sonorização ambiente de forma planejada, com os melhores equipamentos como subwoofers, receivers, amplificadores e sistemas de multiroom. Vídeo com soluções dimensionadas, de acordo com suas necessidades. Você se sente parte do filme, do jogo, do espetáculo.
  • Iluminação e Climatizaçãoa iluminação permite a customização do ambiente de forma personalizada. Desde a intensidade de cada luz até o brilho, criando cenas únicas na sala de TV, tudo com apenas um simples toque na tela de seu dispositivo móvel. Enquanto isso, a climatização com sistemas eficientes de ar-condicionado regula a temperatura de forma a oferecer bem-estar e conforto.
  • Internet e Multimídia: tudo controlado com internet sem fios e sistema multimídia, proporcionando a você, o máximo em interatividade, usufruindo de um ambiente todo pensado para melhor lhe atender.
Leia mais:  Home Theater em casa: recomendações essenciais

Como criar uma sala de cinema em casa?

Você não precisa se preocupar sobre qual lugar instalar o seu cinema em casa.

Se, ao construir sua casa, você já delimitou qual será o cômodo exclusivo para criar seu cinema em casa, ótimo.

Agora, se você mora em uma casa ou também em um apartamento onde terá de criar o ambiente, ou até mesmo compartilhar o espaço com uma sala de estar, por exemplo, saiba que é possível ter qualidade profissional com sistemas integrados.

Aos mais exóticos, os ambientes podem ser compartilhados de maneira a ´esconder` a televisão ou o projetor em móveis ou até mesmo em paredes.

Além disso, criar um cinema em casa requer instalação áudio e vídeo de grande qualidade, com componentes resistentes.

Master Sound te ajuda a criar uma sala de cinema espetacular. Confira os cases e entre em contato.

Soluções para uma sala de cinema em casa

Aos aficionados pelo cinema, criar uma sala de cinema em casa para assistir aos filmes pelos quais são apaixonados, não é mais um sonho, é muito simples e cabe em qualquer bolso.

O mercado oferece inúmeros recursos multimídia que possibilitam a criação de um cinema em casa magnífico.

Para tanto, basta pensar na infinidade de televisores disponíveis, com recursos inteligentes, tela pra lá de realista e sistemas de som capazes de conduzir os telespectadores a efeitos surpreendentes.

Tudo isso naquele cômodo agradável que você escolheu para ser o local de seu cinema em sua casa.

Como dito no início, não são necessários itens caros para se ter uma sala de cinema residencial.

O importante é a escolha de um sofá bem confortável, cortinas com blecaute, uma iluminação bem aconchegante e um sistema de ar que, dependendo do local, pode ser um circulador ou um ar condicionado.

Imagem

Para se ter aquela imagem que te transporta para dentro da cena, há no mercado diferentes opções de tela.

Você pode escolher entre às telas mais atuais, como as de LED e OLED, tendo imagens em resoluções HDTV, FULL HD, 4K, dentre outras, como também pode optar por um retroprojetor. O retroprojetor implica em escolha de uma tela de projeção do tamanho que o seu ambiente permitir.

Som

Você pode optar por um sistema de som surround 7.1, ou pelo sistema 5.1 que quer dizer: um sistema 7.1 é composto por 7 autofalantes e 1 subwoofer. O 5.1 naturalmente será 5 autofalantes e 1 subwoofer.

Lembrando, todavia que o posicionamento das caixas deve ser direcionado ao expectador e não ao aparelho em si.

Acústica

 Como a grande maioria das pessoas mora em apartamentos, é fundamental pensar na acústica do ambiente. O isolamento acústico é uma boa pedida.

Leia mais:  Cinema em casa: projetor para Home Theater

Assim você não precisa se preocupar se o som que está curtindo no seu cinema em casa vai incomodar outros membros da família ou até mesmo seus vizinhos.

Iluminação

Certamente que é no escurinho a melhor forma de assistir a filmes. No entanto, é preciso se atentar para alguns detalhes do cômodo que você escolheu para ser a sua sala de cinema em casa.

Como vivemos num país tropical, cuja temperatura é bem alta quase o ano todo, a sala precisa ter boa ventilação, não somente para nossa comodidade, mas também para a vida útil do sistema.

Por isso, é recomendado que o cômodo tenha uma janela para entrada de luz e ventilação. Mas não se preocupe porque o ambiente não ficará claro. Basta instalar cortinas com blecautes. Com esse acessório, você pode assistir a filmes durante o dia.

Para aproveitar ao máximo a sua sala de cinema em casa, o ambiente fica muito aconchegante se você fizer uso de iluminação especial, com lâmpadas spots de led, criar uma iluminação branco quente, ou seja, aquela que faz com que a sala fique amarelada, como também iluminar a sua sala de cinema em casa com lâmpadas com as cores que você quiser.

Há que goste da iluminação vermelha que dá um toque muito bonito. Escolha a que te agrade mais.

Afinal a sala de cinema é na sua casa.

5 itens que não podem faltar na sua sala de cinema

O home theater é um conjunto de: tela, duas caixinhas que devem ficar próximas à TV, três de som próximas a você, o subwoofer (caixa alto-falante) e o receiver (as entradas para cabos).

Como criar o Home Theater perfeito para sala? Preparamos para você 5 dicas:

Dica #1 

A TV é o centro da atenção. Mas cuidado. Não deixe de levar em consideração o tamanho da sala. Você pode escolher telas de projeção fixas e suspensas, contanto que o posicionamento do aparelho fique sempre no centro da sala.

Dica #2

Um áudio impecável com som surround. É uma verdadeira realidade sonora. Imagine você perceber numa cena mais emocionante do filme, sons de qualquer natureza em todas as direções, ou seja, o estouro de uma bomba, um carro em alta velocidade… tudo parece mesmo ser real!

Dica #3

Capriche na acústica. Tanto para quem está na sala ou fora dela. O isolamento acústico é importante.

Dica #4

A iluminação e ventilação são dois fatores que interferem na composição do seu cinema residencial. Com a automatização, essa dica fica perfeita, porque você pode usar comandos de climatização e iluminação integrados ao sistema do controle, especificados e de acordo com o tamanho do ambiente.

Dica #5

O sofá é essencial. Clássicos, linhas retas, estilo vintage, tons neutros ou coloridos, largos, profundos, com chaise acoplada. Seu sofá deve ser aconchegante e com espaço de sobra para deitar!

Depois dessas dicas, você não pode se esquecer de que o ambiente de cinema residencial deve receber uma decoração especial. Por isso, procure investir em tapetes macios, almofadas. Mesas, tipo suporte para apoiar copos de bebidas e balde de pipoca.

Tudo isso é incrível, não é mesmo? Sem dúvida, ao criar um clima ideal em sua casa, ficará muito mais gostoso assistir aos seus filmes.

Todas estas facilidades estão a poucos cliques de você.

Master Sound é uma empresa especializada em automação e possui as soluções sob medida para que você tenha a melhor experiência e plena satisfação. Fale conosco agora mesmo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Master Cases de Automação Residencial e Corporativa

Soluções personalizadas para o ambiente dos seus sonhos!

Tire suas dúvidas
com um especialista em automação

Estamos disponíveis no WhatsApp:
(31) 98766-7273